Nesta quarta-feira, 23, a fase de grupos da Eurocopa foi definida. O grupo F, último a ser jogado e conhecido como “da morte”, terminou com a classificação de França, Alemanha e Portugal em dois jogos dramáticos que terminaram em 2 a 2. Hungria faz jogo duro contra seleção alemã, mas fica de fora, com apenas dois pontos marcados.
O confronto entre Alemanha e Hungria começou antes mesmo da bola rolar. Com polêmicas envolvendo manifestações favoráveis à causa LGBTQ+, o clima político aqueceu o jogo. Assim, logo na execução dos hinos nacionais, um torcedor invadiu o gramado com uma “bandeira arco-íris” e a abriu em frente ao time húngaro. Quando o início da partida foi autorizado, o favoritismo alemão não se concretizou.
Em apenas 11 minutos jogados, o atacante Ádam Szalai abriu o placar para a seleção húngara. Durante toda primeira etapa, a bola ficou com a Alemanha (74% do tempo), mas o goleiro Gulácsi pouco trabalhou. No período final da partida, o meia-atacante Kai Havertz empatou com 66 minutos jogados, dois minutos depois, András Schafer colocou, novamente, a Hungria na frente.
Até os 39 minutos do tempo final, a Alemanha estava sendo eliminada pela Hungria. Dessa maneira, Joachim Low encerraria com “queda precoce” sua trajetória na tetracampeã mundial. Porém, o meio-campista Leon Goretzka empatou a partida e explodiu a torcida de Munique.
Em Budapeste, a reedição da final da última Eurocopa teve sobra de qualidade técnica. Isso, pois, no primeiro tempo, as equipes terminaram empatadas em 1 a 1, com gols de pênalti dos atacantes Cristiano Ronaldo, pelo lado português, e de Karim Benzema, pelo lado francês.
O segundo tempo cravou a emoção da rodada. Com apenas dois minutos jogados após o intervalo, Paul Pogba encontrou Benzema em ótimas condições para virar a partida. Naquele momento, Portugal chegou a estar eliminado, pela combinação de resultados. Porém, treze minutos depois, em outra penalidade máxima, Cristiano Ronaldo empatou o confronto. Com o gol, o “gajo” se tornou, junto ao iraniano Ali Daei, o maior artilheiro da história de seleções, com 109 tentos.
Desse modo, a França enfrenta a Suíça na próxima fase. A Alemanha encara a Inglaterra e Portugal joga contra a forte Bélgica.