A Espanha venceu o Japão por 1 a 0 pela semifinal do futebol masculino nos Jogos de Tóquio nesta terça-feira, 3, no Estádio Saitama. Em partida com ênfase estratégica, o embate terminou com placar magro e foi sacramentado apenas na prorrogação. Com isso, a seleção espanhola avançou para a final e decide o ouro contra o Brasil no próximo sábado, 7, às 8h30, no Estádio Internacional de Yokohama.
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
O encontro entre a equipe dona da casa e a seleção espanhola ficou reservado para a semifinal. Fazendo boa campanha e jogando em seu território, o Japão adotou postura estratégica contra a forte Espanha, que ainda não havia convencido nesta Olimpíada. Assim, o domínio da posse de bola, desde o início do jogo, foi espanhol.
No primeiro tempo, mesmo com uma partida monótona, após o meio-campista Mikel Merino realizar bom trabalho de criação, o atacante Rafa Mir ainda desperdiçou grande chance. Porém, a etapa inicial terminou sem gols e com a seleção japonesa mantendo o bom desempenho defensivo nos Jogos.
O roteiro do segundo tempo foi parecido: bola com La Roja e defesa postada japonesa. Um tom de emoção ainda pairou o Estádio de Saitama quando um possível pênalti para a Espanha foi checado pelo VAR, mas a arbitragem decidiu não assinalar a infração. No fim do tempo regulamentar, o time europeu ainda pressionou e finalizou, mas sem tirar o zero do placar.
Na prorrogação, a Espanha manteve com muitos passes e posicionada no campo ofensivo. O Japão, por outro lado, apostou em saídas rápidas e ataques verticais, assim, chegou a levar perigo ao gol espanhol. Mesmo com o jogo duro japoneses, aos 11 minutos do segundo tempo de prorrogação, o atacante Marco Asensio recebeu no lado direito e acertou um belo chute com a perna canhota para desempatar o resultado.
Assim, a Espanha encara o Brasil para decidir o ouro do futebol masculino. Na disputa pelo bronze, o Japão enfrenta o México na próxima sexta-feira, 6, às 8h, em Saitama.